Portfolio

Uma outra Argentina

Este ensaio fotográfico foi realizado principalmente durante os governos de Néstor e Cristina Kirchner (2003-2015), período marcado pela recuperação da Argentina após a crise agravada pelo "corralito" (2001), medida econômica do ministro Domingo Cavallo. Foi um período de empobrecimento de parte da sociedade argentina e ao mesmo tempo (ou por conta disso) de grande engajamento social. As cozinhas populares se multiplicavam, a capital recebia um contingente de descontentes que exigiam um estado de bem-estar social e engrossavam os protestos no centro do poder. A reabertura dos julgamentos dos responsáveis por crimes durante a ditadura também estimulou o debate sobre direitos humanos. As Avós e Mães da Praça de Maio dividiam território com (impensáveis) manifestações de apoio aos militares. Pedro, que nasceu na Argentina, nunca deixou de visitar Buenos Aires e esta pequena coleção de fotografias poderia ser pensada como um olhar estrangeiro de um argentino desterrado. As imagens não são propriamente da Argentina de sua infância, mas as sombras dos acontecimentos daquele período estão presentes aqui. É a mesma Argentina e sempre outra. Para além do registro objetivo de um momento histórico, as fotografias de vinte anos atrás poderiam nos falar algo sobre o presente? O ensaio propõe um diálogo visual onde a singularidade de cada momento importa tanto quanto a possível associação com outros tempos, pretéritos ou futuros.

2002

Avenida Entre Rios. Cidade de Buenos Aires, 2002.
Cidadãos da periferia da capital sentados perto da sede do Congresso Nacional.
Provincia de Buenos Aires, novembro 2005.
Manifestação em confronto com a polícia durante a reunião de presidentes das Américas.
Buenos Aires, março 2016.
Manifestação em comemoração aos quarenta anos do golpe militar de 1976; Nora Cortiñas, Madre de Plaza de Mayo, mãe de Carlos Gustavo Cortiñas, desaparecido em 15 de abril de 1977 aos 24 anos, caminha junto a Adolfo Perez-Esquivel, Premio Nobel da Paz 1981.
Avellaneda. Província de Buenos Aires, julho 2002.
Mulheres reunidas numa casa comunal prévia a uma manifestação demandando o esclarecimento das mortes de Maximiliano Kosteki e Darío Santillán, assassinados durante um confronto com a Policia.
Praça San Martin, cidade de Buenos Aires, outubro de 2006.
Manifestação de apoiadores do regime militar (1976-1982)